sexta-feira, 20 de março de 2009

Formatura e Aula Inaugural da Bituca

Por Lido Loschi

Era uma terça-feira de março, comum, sem propósito. De repente, mormaço, ameaça de chuva, corre-corre, passagem de som, marcação de espaço, ensaio geral. Apreensão, expectativa, frio na barriga, enfim tudo pronto, ou quase tudo pronto para aquela noite de março onde novos músicos iam se lançar, se apresentar juntos pela primeira vez, exibindo, além do talento, toda a técnica apreendida em dois anos de dedicação.
Os mestres, orgulhosos, divididos, se despediam dos formandos e acolhiam a platéia de novos aprendizes que traziam os olhos vidrados, ávidos de saber.

A casa, palco escolhido para esse encontro, abriu portas e janelas, e esperou, impassível, que o público se acomodasse. Aos poucos, um silêncio, as luzes desvendando o palco, sons de teclado, piano, teatro, tambores, violões, sax, personagens, sonho, fantasia, baixo, bateria, canto, alegria, flauta, clarineta, ouvidos atentos, olhos encantados e a casa subia, lentamente batia portas e janelas, plena de música e magia a casa levitava, sorria.

Ao final, mestres, aprendizes, novatos, convidados, vinham dar graças. Graças à vida, graças ao grupo, graças ao talento, graças àquela terça-feira de março que talvez nem existisse, não fosse a gana de sonhos, o desejo insano de criar, de inventar, não fosse a eterna busca e a inquietude que habitam a alma dos artistas.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso Lido E PP... sonhos da verdade, sons aflorados dentro d'alma, Magnitude de uma Nova Era para estes NOVOS MÚSICOS, que se espalharão por este Brasil afora!
    Lembremos: é só a SEGUNDA, dentre infinitas que estão por vir...
    Parabéns
    Marco Antônio Mota

    ResponderExcluir
  3. putz, não tenho que dizer dessa aula inaugural, tudo perfeito, muita gente boa fazendo o qeu sabe de melhor ARTE, espero entrar com o propósito de acrescentar algo a BITUCA, abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. que lindo, poeta! grande estréia! com carinho, júlia

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, representa bem o que é a Bituca e o Ponto De Partida: arte e cultura à flor da pele.Barbacena tem orgulho de vocês!

    ResponderExcluir
  6. Para definir a Formatura e Aula Inaugural naquela terça feira não precisa muitas palavras. Basta dizer que foi um daqueles momentos que não acontecem todos os dias, onde a gente chora rindo e ri chorando. Coisa fácil de acontecer num lugar à parte do mundo chamado Bituca! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se bico de passarinho batuca ao cantar.
    Só sei que meu sonho rima.
    Batuque depois do canto... Será?
    Batuque depois do canto!

    Não sabia que podia, mas quis e estou.
    Minha boca se abriu.
    Minha voz quis passagem.
    Acreditou na rima.
    Bitucou.

    Não é um novo verbo
    É apenas um novo eu
    Não sei se posso mas quero:
    cantar o dom,
    cantar a esperança,
    cantar o sonho...
    Quero
    Bitucar.

    (Fábio Sena - Canto / Flauta / Percussão)

    ResponderExcluir
  9. A formatura foi ao Ponto... kkkkk

    ResponderExcluir