quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Ponto de Partida estreia O Círculo do Ouro!


foto de Tião Rocha


"Vou lhes falar. Lhes falo do Sertão. Do que não sei. Um grande sertão! Não sei. Ninguém ainda sabe. Se deu há tanto, faz tanto, imagine..."

Depois de tantos anos debruçados sobre os aspectos da cultura brasileira que nos determinam e fazem de nós um povo novo, em permanente busca de identidade e perspectivas, focamos o olhar nas minas gerais. No momento em que as minas são descobertas e o ouro atrai para o sertão o maior contingente de habitantes jamais visto na colônia.

A afluência de um enorme número de negros frente a uma população muito menor de brancos, a natureza do trabalho nas minas que permitia ao escravo, algumas vezes, comprar a própria liberdade ou ascender na escala social como um trabalhador especializado fez nascer e crescer no sertão um abundante número de pessoas ainda não classificado como raça: os mestiços e, principalmente, os mulatos. Na opinião de quase todos os estudiosos do assunto, a busca vital por uma identidade obrigou a essa nova raça, ainda não nominada, inventar-se brasileira.

O ouro também possibilitou às minas um consumo de bens culturais e uma urbanização nunca antes imaginados, que influenciaram profundamente esses mulatos que se tornaram artesões, músicos e fez parir, talvez, o primeiro grande artista brasileiro: Aleijadinho.

Como essa herança nos determina hoje é o mote desse espetáculo, por isso “o círculo” e não “o ciclo” do ouro.

Toda essa história é contada do ponto de vista do povo e não da classe dominadora e não se desenrola atada a nenhum compromisso histórico ou didático. É puro teatro, um grande musical, lúdico e poético, que quer deixar aflorar os traços que nos determinam brasileiros e nossa ancestralidade mineradora.

Será um prazer compartilhar com vocês esta nova história!!!

Dias 24 e 25 de julho
20:00h
Teatro do Colégio Estadual

Dias 15 e 16 de agosto
em Belo Horizonte
Teatro Sesiminas

3 comentários:

  1. Olá pessoal, estamos e ansiosos para apreciar o novo espetáculo que de uma forma particular desperta curiosidade e a expectativa de viajar por nossa história, guiados por uma visão artística de todo o transcorrido em nossa Minas tão Gerais.

    Boa sorte a todos!

    Ricardo Lima.

    ResponderExcluir
  2. fazia tempo que eu nao tinha oportunidade de ver uma peça inédita do grupo. ontem me diverti demais com o espetáculo, me comovi com todas as músicas, o texto e as interpretações afinadíssimas.
    que maravilha ver o círculo do ouro do ponto de partida

    ResponderExcluir