sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Release "O Círculo do Ouro"

Grupo Ponto de Partida estreia
“O Círculo do Ouro”



Às vésperas de completar 30 anos, grupo apresenta texto inédito que narra o “século de ouro” das Minas Gerais, reafirmando seu compromisso com a palavra e a literatura.

Único final de semana: dias 13, 14 e 15 de novembro no Teatro do SESC Vila Mariana

Após o sucesso de “Ser Minas tão Gerais” e “Pra Nhá Terra”, o grupo Ponto de Partida estreia “O Círculo do Ouro”, com seus 14 atores e realização do SESC SP. O espetáculo foca o olhar em um dos momentos mais determinantes da história de Minas Gerais e do país, quando as minas são descobertas e o ouro atrai para o sertão o maior contingente de habitantes jamais visto na colônia: nessa época, Villa Rica era mais populosa que Nova York. Seguindo os processos muito particulares do Ponto de Partida na montagem de um novo espetáculo, os personagens e o texto foram criados pelos atores a partir da pesquisa. A história e a dramaturgia são da diretora do grupo, Regina Bertola.

O texto traz a saga dessa gente vigiada, cercada por impostos absurdos e delações, afinal, o volume de ouro retirado das minas era tamanho que foi suficiente para contribuir significativamente com o financiamento da Revolução Industrial, na Inglaterra, e transformar o mundo para sempre*. Apesar disso, essa gente vivia em condições miseráveis, na luta permanente para sobreviver, se inventar, se nomear. Como essa herança nos determina hoje e como ela amalgamou tantos elementos na construção da nossa forma de ver e estar no mundo e na criação de nossos artistas contemporâneos é o mote da peça, com apresentações nos dias 13, 14 e 15 de novembro no Teatro do SESC Vila Mariana.

Toda essa história é contada do ponto de vista do povo e não se desenrola atada a nenhum compromisso didático. É puro teatro: lúdico e poético, que quer deixar aflorar os traços que nos determinam brasileiros, mas também as questões que nos instigam como seres humanos: o amor, a liberdade, o medo, a solidariedade, a sobrevivência, a paixão, a ousadia, a coragem, a loucura, a identidade.
Nesses 29 anos de trabalho, com mais de 30 espetáculos produzidos, o Ponto de Partida orgulha-se de ter pesquisado e criado uma dramaturgia que coloca o homem brasileiro no centro do palco, no papel principal. Tem incorporados à sua bagagem textos de sua autoria, como Viva o Povo Brasileiro ou Beco – a ópera do lixo, montagens de grandes autores brasileiros, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Jorge Amado, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e a obra de compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Pablo Bertola. E, apesar de fortemente ligado às suas raízes culturais, em momento algum o grupo se fecha num regionalismo estreito, haja visto a sua carreira internacional com vários espetáculos premiados fora do país.

*fonte: KOSHIBA, Luiz – História do Brasil. São Paulo, Ed. Atual, 1993.


O TEXTO

Além do desafio imenso de inventar um espetáculo tendo como suporte mais de um século de História, o aspecto mais instigante e inovador do “O Círculo do Ouro” é que essa história é contada a partir da fala do povo e do universo de escritores mineiros contemporâneos. Então, os personagens do século XVIII, em sua maioria mestiços, falam também Adélia Prado, Drummond e Guimarães Rosa. E o mais emocionante é como isso se concilia, com que propriedade o texto toma forma e como é quase mágico perceber como as palavras empregadas em outros textos e contextos, se entregam com gosto a essa nova história. Também se incorporam ao texto documentos oficiais, cartas régias, decretos, “bandos”, cartas de viajantes que determinam o tempo histórico e mostram a relação da Coroa e do poder com a gente das Minas.

Apesar de “O Círculo do Ouro” estar contextualizado num tempo histórico ele é uma ficção, um texto dramático.


DA ENCENAÇÃO

A encenação reforça a linguagem estética do Ponto de Partida que constrói os espetáculos a partir do ator e de um elemento físico que perpassa todo o espetáculo configurando o espaço e o jogo teatral, que se dá em cena, compactuado com a plateia.

O barroco é um espaço em movimento e é isso que o grupo busca criar no espetáculo. São usados sacos de farinha enchidos com os mais diversos elementos, que instauram permanentemente os espaços cênicos para atender às necessidades dramática e estética da encenação. Também são configurados os caminhos de Minas tortuosos, articulados em desvãos.

Como a encenação tem um ritmo muito forte e se configura quase como um roteiro cinematográfico, a luz foi inventada para iluminar essa cena em movimento. Além de ser muitas vezes cenográfica, ainda reforça em alguns momentos a estética barroca do claro escuro, que procura a dramaticidade conquistada pela luz.

Os figurinos carregam as cores de Mestre Athayde e pintam a cena em nuances barrocas. O público se identifica com o espetáculo e completa a encenação confirmando esse mistério insondável que, algumas vezes, acontece: quando os atores e público são a mesma trupe, cúmplices, deleitando-se com uma história que os diverte, os comove e os particulariza.


DA PESQUISA

O Círculo do Ouro foi construído a partir de três anos de pesquisa com a assessoria de especialistas dos diversos aspectos que ele aborda, com muitas leituras técnicas e literárias, com consultas a documentos do Arquivo Mineiro, com várias visitas às cidades históricas, ora sozinhos, ora acompanhados de historiadores e artistas plásticos, com estudos minuciosos da linguagem e da música do século XVIII.

Todo o conhecimento que esse espetáculo exigiu, deu a segurança e a liberdade necessárias para o grupo fugir a qualquer pretensão de precisão histórica ou isenção científica e buscar permanentemente o tom dramático, a solução teatral, os caminhos arriscados e tentadores da criação.



DA MÚSICA

A pesquisa foi feita pelo Ponto de Partida, sob coordenação de Pablo Bertola. Remonta aos compositores barrocos mineiros, ao canto dos negros: os vissungos, os cantos religiosos, os cantos de festas como o lundu e os batuques e a música que começou a ser produzida para movimentar a incipiente vida social urbana, como as modinhas. Também se aprendeu a dançar a umbigada e a contra dança, o moçambique e o samba de roda.

Como a proposta do espetáculo é mostrar como esse período influenciou na produção artística contemporânea, também incorporam-se à trilha músicas de compositores mineiros de várias gerações como Ary Barroso, João Bosco, Nivaldo Ornelas, Fernando Brant, Milton Nascimento e Sérgio Santos. É difícil identificar, em alguns momentos, onde eles se separam dos compositores populares do século XVIII ou do canto dos escravos. Também estão em cena músicas compostas especialmente para o espetáculo por Gilvan de Oliveira e Pablo Bertola, que também assinam a direção musical.

Os atores se exercitaram para dominar toda essa gama de canções e, quando a trilha se configurou, a sonoridade de “O Círculo do Ouro” se confirmou muito particular. A música é tocada em cena por atores/músicos e ao vivo pelo pianista Felipe Moreira.

Enfim, o que se buscou incessantemente no espetáculo foi realizar o nunca havido, com todos os riscos que isso acarreta.

2 comentários:

  1. De férias por minha querida cidade de Itabira no fim de outubro, tive imenso prazer em assistir a peça “O círculo do ouro”. Sempre gostei de História e a História de Minas Gerais é mostrada de uma forma belíssima e livre pelo Grupo Ponto de Partida. Sei que o objetivo do grupo não é apresentar uma peça didática e, talvez, exatamente por isso o trabalho feito ganhou contornos artísticos primorosos. Minha esposa, que não é mineira, assistiu a peça comigo e ficou fascinada com o texto, a estética e a história (é difícil não me referir a ela novamente) que o espetáculo conta. Ela começou a lembrar dos personagens a que a peça fazia referência e se perguntava: “Mas é fulano mesmo?”
    Foi um momento raro em que se pode ter a identidade reforçada, senti-la numa perspectiva temporal pregressa e porque não dizer futura, já que são fatos que dois séculos depois ainda nos moldam.
    Parabéns a todos os responsáveis pelo espetáculo. Gostaria que vocês se apresentassem em Brasília, cidade onde vivo e que tem fortes raízes mineiras. Há alguma possibilidade do espetáculo ser apresentado aqui?
    Saudações,

    ResponderExcluir
  2. Oi Jomar!

    Muito obrigada! Já nos apresentamos em Brasília algumas vezes, com outros espetáculos . o Círculo do ouro é nosso mais novo trabalho e com certeza rodaremos o Brasil com ele. E Brasília esdtará no nosso roteiro! Um grande abraço!

    ResponderExcluir